terça-feira, 19 de abril de 2022

 Orar é uma das formas mais antigas de falar com Deus. Desde os dias de Adão os seres humanos buscam manter contato com o Sagrado. Em Jesus temos um modelo de oração que deve ser sempre usado por todos nós.

"Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia nos dá hoje e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre, amém".

A história da igreja é repleta de orações de seu povo. Muitas foram documentadas e podemos transcrevê-las algumas delas aqui. Como a oração de confiança do reformador da igreja Martinho Lutero:

"Pai e Deus de todo consolo, por tua santa Palavra e por teu Espírito concede-nos uma fé firme, alegre e grata, para que possamos vencer toda tribulação. Dá que experimentemos que é pura verdade o que teu Filho Jesus Cristo diz: Sede confiantes, eu venci o mundo".

Vejamos a oração de petição por restauração do filósofo dinamarquês Söeren Kieriegaard: "Senhor Jesus Cristo, que vieste ao mundo salvar, os perdidos, que deixaste e nove ovelhas no deserto para buscar a que se havia perdido: Busca-me no labirinto do erro em que me perdi. Ó Bom Pastor, dá que eu reconheça a tua voz, e que lhe obedeça". 

Aprendamos com a oração de confissão e esperança do teólogo e mártir alemão Dietrich Bonnhoeffer:

"Misericordioso Deus, perdoa todo o mal que fiz perante ti e em relação a meu próximo. Confio na tua graça e entrego a minha vida totalmente em tuas mãos. Age comigo como te aprouver e como for bom para mim. Senhor, aguardo por tua salvação e por teu reino".

Vivemos um tempo de pouca oração, embora a Palavra de Deus nos desafie a orar sem cessar. Na verdade, temos muito por que orar. Precisamos fazer oração de louvor a Deus. Sua ação generosa que nos sustenta e guarda, deve ser motivo constante de nossa oração. Oração de gratidão. Temos muito pelo que agradecer. Deus, que é fiel, tem mostrado sua bondade e fidelidade, razões por que devemos muitíssimo orar rendendo graças ao Senhor. Oração de confissão. Temos muito por confessar. sempre temos coisas de que devemos nos arrepender e clamar misericórdia a Deus. Oração de intercessão. Temos muito que interceder. Por nosso país e seus sofrimentos, especialmente por aqueles que sofrem todo tipo de injustiça. rogar pelos doentes, encarcerados, amargurados de alma; por aqueles que ainda não experimentaram a salvação que Cristo dá, por nossos amigos (e pretensos inimigos) em sues problemas e vicissitudes. Oração de petição. Precisamos fazer oração de petição a Deus em nosso favor e de nossa família. Por uma vida mais santa, mais pura, mais digna, de maior trabalho em diversas áreas de seu reino.

Revista Compromisso: EBD A oração na trajetória bíblica

Nenhum comentário: