sábado, 15 de outubro de 2022

Livro Pontos Salientes da Escola Bíblica Dominical - O Livro de Jó

O LIVRO DE JÓ - Sofrimento humano e ação divina 

O servo de Deus é provado

Se há algo que mais nos cobra a fibra espiritual é o sofrimento. Não apenas quando sofremos, mas quando vemos tanto sofrimento na vida das pessoas e não encontramos, imediatamente, uma resposta para ele. Por que o homem sofre? Nem sempre é fácil responder! Por que o justo sofre? É mais difícil ainda!

O livro de Jó é um livro que fala do sofrimento, mas não é um receituário de como suportá-lo. Foi muito difícil para Jó todo aquele sofrimento. Jó sente profundamente o sofrimento; ele não é um super-homem, nem um supercrente, acima de todo mal, inatingível. Ele fica perplexo até encontrar a resposta de Deus. É um livro que deveria ser estudado profundamente por aqueles que acham que o crente não sofre e que sofrimento, doença e pobreza são sinônimos de falta de fé. Os que pensam assim estão para mais os amigos de Jó do que para Jó propriamente. Confira neste trimestre!

Nós que lemos o livro todo, sabemos porque ele está sofrendo, mas ele não; por isso, sofre mais ainda. A ênfase não deve er dada, exclusivamente, ao sofrimento, mas a fidelidade de Jó. Foi exatamente isso quem Satanás queria saber: Jó seria fiel na adversidade? Não era fácil ser fiel com tantas riquezas e tanta felicidade?

Jó é um grande exemplo de quem se pode ser fiel, mesmo não tendo dinheiro e saúde. Do ponto de vista humano, ele chegou a uma condição de trapo humano, desprezível, digno de pena. Do ponto de vista espiritual, ele manteve a essência: a fidelidade a Deus. O único bem com que podia contar ele reteve: a amizade de Deus.

O livro de Jó tem uma estrutura bem simples: 1) Parte narrativa (prosa), onde é apresentada a provação de Jó (1.1-213); 2) Parte em verso, onde há discussão entre Jó e Três de seus amigos (3.1-31.40); 3) Parte em verso, onde há o discurso de Eliú (32.1-37.24); 4) A resposta de Deus aos questionamentos, e a resposta de Jó a Deus (38.1-42.6); 5) Parte final (em prosa), que mostra a restauração de Jó e sua morte depois de uma vida longa, saudável e feliz (42.7-17).







Nenhum comentário: