sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Orações de ontem, de hoje e de sempre 
(Texto da Revista Compromisso)

     Orar é uma das formas mais antigas de falar com Deus. Desde os dias de Adão os seres humanos buscam manter contato com o Sagrado. Em Jesus temos um modelo de oração que deve ser sempre usado por todos nós.
     "Pai Nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia nos dá hoje e perdoa-nos as nossa dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória, para sempre, amém".
     A história da igreja é repleta de orações de seu povo. Muitas foram documentadas e podemos transcrevê-las algumas delas aqui. Como a oração de confiança do reformador da igreja Martinho Lutero:
     "Pai e Deus de todo consolo, por tua santa Palavra e por teru espírito concede-nos uma fé firme, alegre e grata, para que possamos vencer toda tribulação. Dá que experimentemos que é pura verdade o que teu Filho Jesus Cristo diz: Sede confiantes, eu venci o mundo".
     Vejamos a oração de petição de petição por restauração do filósofo dinamarquês Söeren Kierkegaard:
     "Senhor Jesus Cristo, que vieste ao mundo salvar os perdidos, que deixaste as noventa e nove no deserto para buscar a que se havia perdido: Busca-me no labirinto de erro em que me  perdi. Ó Bom Pastor, dá que eu reconheça a tua voz e que lhe obedeça".
     Aprendamos com a oração de confissão e esperança do teólogo e mártir alemão Dietrich Bonhoeffer:
     "Misericordiosos Deus, perdoa todo o mal que fiz perante ti e em relação a meu próximo. Confio na tua graça e entrego a minha vida totalmente em tuas mãos. Age comigo como te aprouver e como for bom para mim. Senhor, aguardo por tua salvação e por teu reino".
     Vivemos um tempo de pouca oração, embora a Palavra de Deus nos desafia a orar sem cessar. Na verdade, temos muito por que orar. Precisamos fazer as seguintes orações:
Oração de louvor a Deus. Sua ação generosa que sustenta e guarda, deve ser motivo constante de nossa oração.
Oração de gratidão. Temos muito pelo que agradecer a Deus, que é fiel, tem mostrado sua bondade e fidelidade, razões por que devemos muitíssimo orar rendendo graças ao Senhor.
Oração de confissão. Temos muito por confessar. Sempre temos  coisas de que devemos nos arrepender e clamar misericórdia a Deus.
Oração de intercessão. Temos muito que interceder. Por nosso país e seus sofrimento, especialmente por aqueles que sofrem todo tipo de injustiça. Rogar pelos doentes, encarcerados, amargurados de alma; por aqueles que ainda não experimentaram a salvação que Cristo dá, por nossos amigos (e pretensos inimigos) em seus problemas e vicissitudes.
Oração de petição. Precisamos fazer oração de petição a Deus em nosso favor e de nossa família. Por uma vida mais santa, mais pura, mais digna, de maior trabalho em diversas áreas do seu reino.

Revista Compromisso

Nenhum comentário: