sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O privilégio da oração

      A oração é um privilégio, que Deus como Pai, á àqueles que ingressam na família de Deus e passam a pertencer a ela de maneira não mais restrita aos descendentes por parentesco de Abraão, mas agora é constituída de todos os que se tornem seus filhos quando crê em Jesus, o filho de Deus ao confessá-lo como seu único Senhor e Salvador (Gl3.7; Rm 8.14, 16; IJo 3.1,2) É o privilégio de poder falar com Deus diretamente, e mais, de ter com ele um relacionamento de intimidade, próprio de filhos para com os pais (e vice-versa). Tal intimidade lta, como se sabe, em convivência contínua, entre pais e filhos resulta, como se sabe, em convivência contínua, com base no amor. No caso da família de Deus, o amor sempre parte do Pai, envolvendo os filhos que, em troca, retribuem o amor recebido (IJo 4.10,19).
     Como, então, usar esse excelente privilégio da oração na qualidade de filhos de Deus? O básico, o essencial, encontra-se sem dúvida, na oração, o essencial, encontra-se, sem dúvida, na oração ensinada por Jesus aos seus discípulos e a todos nós: "Pai nosso, que estás nos céus ...  "(Mt 6.9-13). Nada impede, no entanto, que dentro do ensino fundamental do Senhor quanto ao modo de orar ( ver também Mt 6.5-8) usemos de nossas próprias palavras e nossa maneira própria de nos dirigirmos ao Pai. Mesmo porque na oração o que conta, principalmente, é a seriedade, a humanidade, é a seriedade, a humanidade e o coração aberto diante de Deus.

PORQUE ORAR?

     Há várias espécies de oração: de petição, de gratidão, louvor, intercessão etc. As orações que mais conhecemos conhecemos e que mais dirigimos a Deus são geralmente as de petição. Quando oramos, quase sempre só fazemos pedidos a  Deus. Infelizmente.
     Não devemos orar apenas neste sentido. A significação mais profunda ou mais espiritual da oração consiste em uma atitude da nossa alma de ter a satisfação de simplesmente estar na presença de Deus.
     Para ilustrar, podemos comparar essa atitude com a satisfação que uma criança sente em poder estar na companhia de seus pais, não tanto para fazer pedidos ou para conversar com eles, mas só para estar na presença deles, em comunhão. com eles.
     Notemos algumas razões por que devemos orar e cultivar uma vida de oração.

1. Porque dependemos de Deus

     O homem deve orar por não ser capaz de atender por si próprio a toda necessidade que experimenta. Todos nós sentimos necessidade de muitas coisas. A fim de satisfazermos nossas necessidades, precisamos desse auxílio de fora, pois somos insuficientes para satisfazê-las.
     Infelizmente, há muitos crentes que parecem bastar-se a si próprios. Não consideram que são dependentes de Deus, antes procuram soluções para seus problemas à sua maneira. Acham que Deus não  precisa ser cogitado em suas decisões e planos. É esse um grande engano. Precisamos reconhecer que somos dependentes dele, tal como o motor é dependente de energia.

   Revista Compromisso

Nenhum comentário: